3 erros mais comuns sobre os benefícios do INSS. Você sabe quais são?
- Heberson Moraes
- 30 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de nov. de 2024

🚨 Erros podem comprometer seus direitos! Confira os 3 erros mais frequentes sobre benefícios do INSS e evite prejuízos:
👉🏼 1. Contribuir mais tempo sempre resulta em aposentadoria maior.
Embora seja verdade que contribuir por mais tempo pode influenciar no valor da aposentadoria, o cálculo do benefício do INSS vai além disso. O valor final depende da média dos salários de contribuição e do tempo de contribuição, considerando os salários mais altos e os mais baixos. Portanto, se você contribuiu por mais tempo, mas com salários baixos, o valor da sua aposentadoria pode ser menor do que o esperado.
👉🏼 2. Pensionista não pode acumular pensão por morte com aposentadoria ou BPC/LOAS.
Errado! A pensão por morte pode sim ser acumulada com aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, desde que o beneficiário atenda aos requisitos de ambos os benefícios.
No entanto, o BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada), destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, não pode ser acumulado com a pensão por morte. Por isso, é importante saber as regras de cada benefício para não perder direitos.
👉🏼 3. Dona de casa não tem direito à aposentadoria.
Mito! Dona de casa que contribuir como Contribuinte Facultativo pode se aposentar sim! Para isso, ela precisa contribuir por pelo menos 15 anos e atender à idade mínima de 62 anos (para mulheres) para se aposentar por idade.
🔍 Dica importante: Sempre consulte um advogado especializado em direito previdenciário para esclarecer suas dúvidas e garantir seus direitos.
📲 Compartilhe essas informações com quem precisa saber!
Comments